Como inserir a soja na alimentação?

Crédito da foto: blog.dietaesaude.com.br

 

Um grão de soja possui 40% de proteínas, 20% de lipídios (óleo), 5% de minerais e 34% de carboidratos

Que a soja é rica em nutrientes, todos sabem. Não é segredo. O que acontece, apesar dos inúmeros produtos à base do grão, é que ainda são poucos aqueles que sabem como inserir a soja na alimentação da melhor forma possível. Para tentar reverter esta situação e orientar a população quanto à possibilidade de enriquecimento nutricional dos alimentos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolve pesquisas em Londrina (PR), onde fica a Embrapa Soja, com o intuito de elaborar e testar receitas variadas, que já foram publicadas em três livros diferentes. Estes e outros fazem parte da exposição da Embrapa na 15ª TECNOSHOW COMIGO, em Rio Verde (GO).

Integrante do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Soja, Fábio Rogério Ortiz pontua que o interesse das pessoas pelas propriedades da soja e sua consequente inserção na alimentação tem aumentado. “Os estudos e pesquisas têm conseguido minimizar o gosto forte da soja, que era o que afastava o interesse das pessoas, até então. Hoje, é possível enriquecer o alimento com ingredientes a base de soja sem que o gosto seja sequer percebido”, pontua. Nos livros já publicados pela Embrapa, é possível encontrar exemplos variados de receitas, que contemplam desde tortas, bolos e biscoitos até molhos.

Em média, um grão de soja possui 40% de proteínas, 20% de lipídios (óleo), 5% de minerais e 34% de carboidratos. As substâncias são capazes de atuar na prevenção de doenças crônico-degenerativas. A ideia da Embrapa é simplificar o entendimento da população quanto às técnicas de preparo e à incorporação da soja na alimentação, que pode ser feita, por exemplo, trocando uma farinha de trigo por farinha de soja ou inserindo a proteína texturizada de soja no momento do preparo de uma carne moída.

“É fácil e, por isso, prezamos por adotar uma linguagem simples e direta nos livros para ajudar a dona de casa, o pequeno agricultor, o público em geral”, afirma Fábio. Os três livros apresentados pela Embrapa na feira são: Receitas Com Soja para uma Vida Saudável, Orientações e Receitas para uma Alimentação com Soja e Livre de Glúten e Receitas com Tofu. Todos estão sendo comercializados na TECNOSHOW e podem ser encontrados na livraria da Embrapa ou adquiridos pela internet.

As receitas foram elaboradas por uma equipe formada por profissionais de diversas áreas na cozinha experimental da Embrapa, em Londrina (PR). Todas elas foram testadas e passaram por processo de degustação até chegar num padrão aceitável. O programa de soja na alimentação já existe há cerca de duas décadas. O primeiro produto distribuído foi o leite de soja (extrato de soja). A partir disso, é que se começou a desenvolver outros usos da soja. (Assessoria de Comunicação)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *