Pela primeira vez no Brasil, rede 4G na faixa 700 MHz é ativada hoje em Rio Verde

Com a saída do sinal de transmissão de TV, o ‘espaço’ deixado nessa faixa de frequência será utilizado para oferecer serviços de banda larga 4G.

Desligamento do sinal analógico de TV abriu espaço para serviços de banda larga 4G. Investimento da TIM foi de R$ 2,85 bilhões
A partir de hoje (15) os clientes TIM poderão usufruir a experiência proporcionada pela tecnologia 4G na faixa de 700 MHz, atualmente utilizada para transmissão de sinal analógico de TV. A ativação comercial da rede LTE da TIM em 700MHz aconteceu em Rio Verde, onde é realizado o projeto piloto de migração do sinal analógico para o digital de TV.

Com a implementação do LTE 700MHz, será possível oferecer a tecnologia LTE Advanced com Three Carrier Aggregation (3xCA) que permite a combinação das três frequências 4G (2,5GHz, 1.800MHz e 700MHz) disponíveis na cidade para oferecer uma experiência única de Ultra Mobile Broadband.

A exploração da frequência de 700 MHz é estratégica para a ampliação e melhoria da cobertura da nossa rede 4G. Dessa forma, será possível alcançar um número maior de pessoas e oferecer aos nossos clientes mais qualidade de navegação na quarta geração”, afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.

A TIM adquiriu o direito de operar nessa frequência após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em janeiro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.

Rio Verde foi a primeira cidade da América do Sul a ter o sinal de TV analógico desligado, no dia 1.° de março deste ano. O desligamento foi um passo importante para a evolução da qualidade da Internet em todo o Brasil. Com a saída do sinal de transmissão de TV, o ‘espaço’ deixado nessa faixa de frequência será utilizado para oferecer serviços de banda larga 4G.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *