Abóboras gigantes voltam a decorar a cidade

Rotatória do Cristo na Presidente Vargas é um dos locais que mais atraem visitantes (Foto: Washington Oliveira)

Pelo segundo ano consecutivo, decoração com o símbolo de Rio Verde vira atração nas ruas e praças

No ano passado, dezenas de pontos de Rio Verde foram decorados com abóboras gigantes para chamar a atenção da população para o “Arraial das Abóboras”, festa junina organizada pela Prefeitura, que este ano acontece nos dias 14 e 15 de junho no Shopping Buriti.

O sucesso foi tão grande que virou notícia nacional e até no exterior. “Este ano não será diferente e o principal símbolo da cidade volta a ornamentar diversos locais públicos”, aposta o prefeito Paulo do Vale. “É o orgulho de ser abobrense.”

O “Sabores de Rio Verde”, circuito gastronômico que envolveu 16 restaurantes no ano passado, também será repetido, mas desta vez com quase 30 participantes. Ele será realizado de 10 a 15 de junho. Ao todo são 27 pratos típicos, que abusam da criatividade para utilizar a abóbora das mais diferentes maneiras.

“É uma forma de recontar a história de Rio Verde a partir da culinária”, resume Laudelino Nogueira, gestor municipal de Turismo. No final do século XIX, três mil soldados vindos da Guerra do Paraguai acamparam em Rio Verde e se fartaram de abóboras. O fato foi imortalizado na obra do escritor Visconde de Taunay e acabou virando um símbolo do município.

Hoje Rio Verde tem a maior produtividade de abóboras por hectare do País. Alguns produtores chegam a colher 20 toneladas por hectare no município.

1 Comment

  • ABÓBORA OU JERIMUM É USADA COMO SÍMBOLO NA BANDEIRA DO RIO GRANDE DO NORTE. GOSTARIA DE MENCIONAR MEU AVÔ QUE MIGROU DO RN PARA GOIÁS NO SÉCULO PASSADO… SILVESTRE VARELA DOS SANTOS… ELE ERA AGRICULTOR QUEM SABE NÃO TER SIDO ELE O PIONEIRO DAS ABÓBORA DE RIO VERDE QUE CAUSAM ADMIRAÇÃO POR SUA ESTATURA GIGANTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aviso legal: Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo apresentado neste site é protegido pelas leis de proteção aos direitos autorais e outros.