Enel anuncia novo plano para aumentar capacidade da rede de energia

(Foto: Divulgação/ Alex Malheiros)

Entre as obras previstas estão construção de 17 novas subestações para atender 835 mil clientes em 27 municípios, além da realização de cerca de 20 mil conexões rurais

A Enel Distribuição Goiás anunciou nesta segunda-feira,26, um novo plano de ações acordado com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o governo estadual, para acelerar o aumento da oferta de energia e a melhora da qualidade do fornecimento em todo o Estado. As medidas previstas possibilitarão ampliar em 26% a capacidade da rede de distribuição em Goiás nos próximos três anos.

Até 2022, serão acrescentados cerca de 1.500 MVA ao sistema elétrico, o que seria suficiente, por exemplo, para abastecer as cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e todos os 28 municípios da Região Metropolitana. Além de contribuir com a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia, a ampliação da capacidade será suficiente para atender as indústrias já existentes e apoiar a instalação de novas empresas.

“Desde que assumimos a distribuidora, em fevereiro de 2017, temos trabalhando para garantir melhorias no fornecimento de energia em todo o Estado, investindo na modernização da rede de distribuição, apostando em novas tecnologias e priorizando novas obras. Nosso foco agora será intensificar as grandes obras de infraestrutura para garantir que todas as solicitações de aumento de carga acumuladas no período em que a companhia era estatal, além dos novos pedidos, sejam atendidos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, afirma Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil. 

Logo após a aquisição da distribuidora, o Grupo identificou os pedidos de capacidade adicional de energia acumulados durante oito anos de subinvestimentos anteriores à privatização. As solicitações que dependiam de intervenções menores foram atendidas nos primeiros dois anos e as que necessitavam de grandes obras serão concluídas até 2022.  Ainda no próximo ano, cerca de 68% da demanda reprimida será atendida.

Dentre as obras previstas, estão 17 novas subestações, que irão atender 27 municípios, entre Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Niquelândia, Luziânia, Senador Canedo, Iporá. Cerca de 835 mil clientes dessas regiões serão beneficiados, com a maior confiabilidade do serviço de distribuição. Também está prevista a ampliação e reforma de outras 130 subestações.

O plano apresentado também prevê a aceleração das conexões dos clientes rurais. Entre 2017 e 2018, a Enel triplicou a média anual de novas conexões, atingindo cerca de 3.400 nos últimos dois anos. Para os próximos anos, a empresa aumentará de forma expressiva o número de conexões por ano, para cumprir com as solicitações históricas geradas nos últimos 10 anos.

Foto: Alex Malheiros
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *