H1N1 dispara sinal de alerta em Rio Verde

Pacientes com suspeita de Influenza A continuam chegando aos hospitais. Um caso já foi confirmado

Desde a semana passada já foram registrados em Rio Verde sete pacientes com suspeita de gripe H1N1, ou influenza A. Três deles morreram e, até agora, um caso foi confirmado. As informações são de Patrice Cristine, coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Rio Verde.

Segundo ela, uma reunião emergencial será realizada com a superintendência estadual ainda hoje, dia 25, em Rio Verde. Eles decidirão se a vacinação começará a ser feita com o estoque de 2015 ou com os novos lotes deste ano, que ainda não chegaram.

“A gente ainda não sabe dizer se elas serão abertas ao público”, disse, esclarecendo que as doses serão priorizadas aos profissionais de saúde, gestantes e grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina.

Ela pede à população que fique atenta aos sintomas da gripe H1N1, que são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais o paciente que apresentar febre alta, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, assim como irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos podem ocorrer vômitos e diarreia.

Patrice ainda sugere que se tome cuidado com aglomerações e aconselha a utilização de álcool gel na limpeza das mãos. Ela salienta que as pessoas que tomaram a vacina em 2015 ainda estão imunes à doença, que é o resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína.

Join the Conversation

1 Comment

  1. says: LUIZ BUENO SANTOS

    MEU IRMÃO JOSE JOACIR ENTROU EM ÓBITO,HOJE PELA MANHÃ EM RIO VERDE ESTADO DE GOIAS, VITIMA DE SUSPEITA DE H1N1. UM OUTRO IRMÃO ESTA EM VIAGEM PARA RESOLVER O TRANSLADO: DO CORPO PARA SÃO JOSE DOS PINHAIS PARANA.
    E A CONCLUSÃO DO ÓBITO SÓ SERÁ CONFIRMADA APÓS OLAUDO DO IML!

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *