Livro resgata história política e social de Paulo Campos

Paulo Campos, ex-prefeito de Rio Verde e deputado federal (Arquivo Câmara dos Deputados)

Deputado federal cassado em face do AI-5, ex-prefeito de Rio Verde hospedou Juscelino Kubistchek e Jânio Quadros

Considerado por muitos rio-verdenses um dos gestores mais eficientes que a cidade já teve, Paulo Campos (1920-1999) é um dos personagens locais que terá sua história contada em um livro este ano. “Arquivos Rio-Verdenses”, do escritor Filadelfo Borges de Lima, está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2017.

Prefeito de Rio Verde entre 1961 e 1966 e filho de família tradicional da política goiana, Paulo Campos tem sua trajetória marcada pela criação dos bairros Popular e Serpró, além de ter liderado a fundação do Instituto de Assistência a Menores (IAM).

O autor resgata histórias saborosas do deputado federal mais votado pelo MDB nas eleições de 1966, que hospedou em sua casa figuras como os ex-presidentes Juscelino Kubistchek e Jânio Quadros. “Após ter o mandato cassado pelos militares, em sua volta para Rio Verde, ele foi almoçar na Churrascaria Panelão. Foi aplaudido de pé pelos presentes”, registra Filadelfo.

Além de Paulo Campos, o livro trará também perfis biográficos de outros rio-verdenses valorosos do passado e do presente, como Octacílio Pessoa Mendes, que fundou o Hospital Santa Terezinha nos anos 1930 e o médico Vicente Guerra, entre outros. Filadelfo também prepara um livro sobre a história da Câmara Municipal de Rio Verde, que completa 70 anos em 2017.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *