Mercado otimista com Tecnoshow Comigo

Foto: Divulgação

Setor de máquinas e implementos agrícolas está animado com safra recorde e aumento de vendas

Em 2017, as vendas de máquinas e implementos agrícolas cresceram 7% em relação a 2016. Segundo o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão Bastos de Oliveira, o aumento é decorrente da safra recorde registrada no Brasil. “Depois de dois anos de Produto Interno Bruto (PIB) em queda, em 2017 o PIB brasileiro cresceu 1,0% graças ao agronegócio que cresceu 13%. Este crescimento excepcional do agronegócio dissipou a crise que assolou o país em 2015 e 2016, principalmente nas áreas em que o agro é mais representativo”, destaca.

Pedro acrescenta que a estimativa é de novo crescimento em 2018, em torno de 5% a 8%, e também em 2019. “Estes crescimentos são decorrência do maior volume de exportações do agronegócio. O Brasil se transformou em grande supridor mundial de grãos, carnes e fibras, além de manter a vanguarda em exportações de café e laranja. Os mercados asiáticos são grandes demandantes de alimentos pelo aumento paulatino da população e com o aumento de renda destas populações”, afirma.

Por causa desse ‘fôlego’ e mercado aquecido, o setor tem investido ainda mais em inovações tecnológicas, com o intuito de atender o produtor que busca por produtos e serviços modernos para suas propriedades. Entre as novidades está a conectividade das máquinas à internet, conhecida como telemetria, na qual todos os dados gerados são transmitidos via internet para as nuvens, formando um grande banco de dados das operações e de dados do meio ambiente criando o big data.

Espaço de conhecimento e tecnologia

Para Pedro, eventos como a TECNOSHOW COMIGO representam oportunidade para os agricultores conhecerem de uma forma rápida e conveniente todas as novidades que a indústria tem a oferecer. “Fora da feira, ele terá que procurar individualmente as novidades, o que é mais trabalhoso. No evento, além de conhecer as novidades, poderá interagir com os técnicos da indústria, tirar dúvidas e elaborar uma consultoria rápida sobre as tecnologias disponíveis”, complementa.

A Massey Ferguson estará presente na feira deste ano. O estande da marca contará com o apoio de quatro concessionárias da região de Rio Verde – Somafertil, Oimasa, Volmaq e Mosena -, que visam oferecer todo suporte ao produtor que planeja renovar sua frota de máquinas para as próximas safras.

“A Massey Ferguson leva para a TECNOSHOW COMIGO as novas famílias da marca como o MF 7700 Dyna-6 e MF 6700R Dyna-4, que aliam alta produtividade e economia operacional para o produtor que busca mais rentabilidade no campo. Também levaremos as plantadoras MF 500 e MF 700 CFS, já conhecidas pelo público, mas que agora contam com o sistema Precision Planting”, diz Paulo Carrijo, coordenador comercial da Massey Ferguson.

Já a Piccin Tecnologia Agrícola levará para a edição deste ano da feira equipamentos como o Escarificador Piccin Controle Remoto (EPCR-300) e para a Grade Niveladora Controle Remoto Especial (GNPCRE). “O uso do escarificador, como o EPCR-30, é indicado para o plantio direto principalmente por manter a palhada de culturas anteriores na superfície”, conforme explica o técnico de Agricultura de Precisão, Paulo Padilha. “Esse tipo de equipamento rompe o solo por meio de propagação de trincas. A superfície não é revirada como na aração ou gradagem e assim há o rompimento nas suas linhas de fraturas naturais. Esses implementos usam hastes que são cravadas no solo e provocam o seu rompimento para frente, para cima e para os lados, de forma menos profunda, gerando uma descompactação de até 300mm”, esclarece.

A Stara Indústria de Implementos Agrícolas participa da TECNOSHOW COMIGO desde 2004. Neste ano, apresentará pela primeira vez na região a plantadeira Absoluta 34. “É uma plantadora pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio onde a fertilização acontece em operação separada. As novas Absolutas possuem chassis dividido em três módulos, o que permite copiar o relevo do terreno, proporcionando que o plantio tenha qualidade e precisão de ponta a ponta, ou seja, a profundidade da deposição da semente é igual em todas as linhas de plantio, mesmo em terrenos irregulares. Apresentam ainda corte mais eficiente da palhada através dos discos de 22.

TECNOSHOW COMIGO

Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a TECNOSHOW COMIGO chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no agronegócio brasileiro.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *