Rio Verde tem mais cargos políticos do que Goiânia inteira

(Crédito da foto: Prefeitura de Rio Verde)

Na prática, cargos comissionados funcionam como uma espécie degenerada de financiamento público de campanha

Com 207 mil habitantes e uma previsão orçamentária de R$ 613 milhões para este ano, a Prefeitura de Rio Verde mantém, na administração direta e indireta, 2.392 cargos de indicação política. A Prefeitura de Goiânia, com receita prevista de R$ 5,2 bilhões para 2016 e 1,4 milhão de habitantes, conta com 1.429 cargos comissionados.

Os dados são do Portal da Transparência e mostram que, na administração direta, ou seja, excluindo autarquias e fundações, as duas prefeituras mantêm quantidades semelhantes de servidores comissionados, com pequena vantagem para Rio Verde: 890 contra 888 na capital.

Vale ressaltar a desproporcionalidade do número de servidores em relação ao quadro geral do funcionalismo. A Prefeitura de Goiânia tem 22.097 servidores na administração direta e um total de 37.325 na soma total. Em Rio Verde, segundo o site oficial da Prefeitura, são 1.509 na administração direta e 6.509 no geral.

O loteamento da máquina pública com servidores admitidos sem concurso público fere a constituição e é um prato cheio para o nepotismo e funcionários fantasmas. Além de comprometer diretamente a capacidade de investimentos em obras e desvalorizar os servidores de carreira.

Na prática, os cargos comissionados funcionam como uma espécie degenerada de “financiamento público de campanha”, uma vez que os servidores admitidos sem concurso agem como verdadeiros cabos eleitorais para manterem seus empregos.

O troca-troca é intenso e acontece ao bel-prazer das conveniências políticas de momento. De 1º de janeiro até hoje (31), por exemplo, o prefeito Juraci Martins (PPS) assinou a demissão de 461 servidores, contratando outros 445 funcionários identificados com a administração. Somente este mês, foram 62 admissões e 60 exonerações.

Para se ter uma ideia, em todos os Estados Unidos existem cerca de 4 mil cargos comissionados. No Reino Unido inteiro são 300 e, na Alemanha, 500.

4 Comments

  • Aí fica uma pergunta? Cadê o MP? Cadê o TCM? Cadê as rádios que se caiam? Juraci deve ter caído e batido a cabeça…. agora que enfiar esse deputado para ser prefeito de Rio Verde? Um dia achei que o Juraci fosse sério, Juraci vai sair da vida pública muito menor do que quando entrou, o Russef não ganha não, Heuler falava toda hora Rio Verde tem que ter deputado federal… Precisa mais não? Esses dois deputados do baixo clero inexpressíveis tem que trabalhar vão perder a prefeitura e depois a cadeira, sem a prefeitura bancando não se elegem, nunca foram popular na cidade nunca foram lider nem sala de aula, estão achando que a prefeitura é um brinquedo? #nemheuler #nemlissauer #juaracinuncamais

  • é por isso que a a Prefeitura é terra de ninguém,pois a grande maioria é contratada sem concurso como é o caso de Arquitetos e Engenheiros que são contratados como fiscais e fazem e aprovam projetos como bem entendem,não seguindo plano diretor e nem as normas de Bombeiro e Vigilância sanitária fora os próprios fiscais que pegam obras e os engenheiros assinam,terra de ninguém mesmo!!!

  • agora descobri porque as araras da presidente vargas estão sumindo dos coqueiros.. porque se balançar aquelas palmeiras. vão cair todos funcionários. lá de cima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aviso legal: Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo apresentado neste site é protegido pelas leis de proteção aos direitos autorais e outros.