Teatro rio-verdense é destaque em Festival

(Foto: Divulgação)

O grupo de teatro Arar’art, da Fundação Municipal de Cultura de Rio Verde, foi o grande destaque do II Festival de Teatro de Jataí (II Festeja), realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, com a participação de companhias de todo o Estado. Com o espetáculo “Vila das Abóboras”, que estreou em agosto como parte das comemorações do aniversário de 171 anos do município, a trupe rio-verdense faturou os prêmios mais cobiçados do festival.

“Agradecemos a Prefeitura de Rio Verde, que nos deu um suporte efetivo e possibilitou a participação no evento”, disse o diretor Pedru Maia, que levou o troféu de melhor direção. Para o presidente da FMC, Isaac Pires, a premiação da companhia comprova a qualidade do teatro rio-verdense. “Temos grandes talentos, que venceram grandes nomes do teatro goiano.”

A peça

Resultado de oito meses de pesquisa do diretor e dramaturgo Pedru Maia, “Vila das Abóboras” é uma comédia que explica a origem da expressão “Rio Verde das Abóboras”. O espetáculo apresenta o melhor do teatro popular e arranca risos de públicos de todas as idades.

A trama se desenrola durante a passagem dos soldados brasileiros rumo à Guerra do Paraguai em 1865 e mistura personagens reais e fictícios. O destaque fica por conta de Malaca (Nathan Garcias), um bom malandro rio-verdense que disputa a mão de Candanga (Rosângela Ribeiro) com o Soldado Braga (Danrley Mota), das Forças Expedicionárias.

O pai de Candanga é o Sr Modesto (Givelto Júnior), que trava diálogos hilários com o Padre Serafim (Ismael Santos) sobre como alimentar a tropa de mais de 300 soldados. Os personagens do fazendeiro e do pároco dão ao público um olhar crítico e bem humorado dos costumes da Vila das Abóboras do século 19.

Prêmios:

Melhor Espetáculo: Primeiro Lugar

Melhor Diretor: Pedru Maia

Melhor Ator: Nathan Garcias

Melhor Maquiagem: Cindy Braz

Melhor Espetáculo pela escolha do Juri Popular

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *