Rio Verde é a cidade que mais gera empregos no interior

Município foi o que mais abriu postos de trabalho em Goiás no primeiro semestre deste ano e no acumulado de 12 meses

Segundo dados do Caged, Rio Verde foi a cidade que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2019 no interior do Estado. O município, no Sudoeste Goiano, também foi o que mais abriu vagas de trabalho com carteira assinada no período de junho de 2018 a junho deste ano. Um saldo positivo de 2.125 novos postos, com aumento de 4,13%.

Considerado a Capital do Agronegócio, o município tem diversificado cada vez mais a produção e recebido investimentos externos. A Crown Embalagens, que está finalizando um investimento de R$ 350 milhões, vai começar a produção anual de 1 bilhão de latas metálicas ainda neste semestre. A indústria deve empregar mais de 600 pessoas. Esta semana a BRF anunciou que a fábrica de ração na cidade terá a capacidade elevada em 30%. Produtores integrados que haviam sido alvo de distratos de seus contratos com a empresa agora estão retomando as atividades.

Segundo o prefeito Paulo do Vale, o município com população estimada em 242.986 habitantes está sendo preparado para se tornar um dos maiores exportadores de tecnologia do País. Com apoio e incentivo do poder público municipal, um projeto do IF Goiano para a construção de um parque científico-tecnológico já começou a sair do papel para abrigar instituições de pesquisa e desenvolvimento, empresas de base tecnológica e aceleradoras de empresas.

“Rio Verde já recebe a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, que é a Tecnoshow”, aponta Paulo do Vale. Ele conta que investe na internacionalização do evento e também no intercâmbio com outros países através do conceito de cidades-irmãs. Recentemente ele se reuniu com o representante da Abu Dhabi Fund for Development – ADFB (Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi), Sharif Alsuwaidy, para tratar de investimentos e troca de conhecimentos.

Planejamento

A partir dos anos 2000, com a instalação da Perdigão (hoje BRF-Brasil Foods), Rio Verde experimentou uma explosão demográfica e um crescimento desordenado. Nos últimos anos, a cidade não parou de crescer, mas com planejamento e investimentos em setores cruciais, como a mobilidade urbana.Nos últimos três anos, a população cresceu 14,49% e a frota subiu de 126.459 para 142.622 veículos. Mesmo assim, o número total de acidentes foi reduzido em 46,08% e a taxa de acidentes com vítimas caiu 66,71% no mesmo período.

Um estudo realizado por pesquisadores da USP/São Carlos mostrou que, tomando como referência os 26 núcleos paulistas com população acima de 200 mil habitantes, Rio Verde hoje ocuparia a terceira posição em mobilidade urbana, à frente de cidades como Ribeirão Preto e Sorocaba. Três anos atrás, na mesma comparação, a cidade amargaria a penúltima colocação.

Na segurança pública, o município deixou a lista de cidades mais violentas do Estado. A criação da Guarda Civil Municipal e a união das forças de segurança são apontadas como responsáveis pela queda brusca nos índices de criminalidade. Em 2014, a cidade ultrapassou mais de 100 homicídios no ano. No primeiro semestre de 2019, foram 19 casos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *