H1N1: Rio Verde lidera número de casos no Estado

Posto de saúde no Bairro Popular: filas para receber a vacina

Quantidade de óbitos na cidade é maior do que em Goiânia

Depois de ter ficado de fora da lista de 79 cidades que tiveram a campanha de vacinação contra a gripe A antecipada para a última terça-feira (12), a rede pública de Saúde de Rio Verde retomou nesta sexta (15) a imunização dos grupos considerados prioritários. Os postos de saúde da cidade amanheceram com filas.

O município lidera o ranking de casos da doença no interior e o número de óbitos já é maior do que o de Goiânia. De acordo com o último boletim da secretaria estadual de Saúde, até o dia 12 Rio Verde já tinha registrado 10 casos de Influenza A e três óbitos. No mesmo período foram confirmados na capital 18 casos de gripe A e uma morte.

O documento oficial também mostra a ocorrência de 30 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no mesmo período em Rio Verde, com 10 vítimas fatais. Na capital foram 43 casos computados, com cinco mortes. O secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, declarou esta semana que a quantidade de notificações configura epidemia.

Cepa 2016

A secretaria estadual de Saúde informou que as 25 mil doses distribuídas emergencialmente no final de março ainda eram de lotes do ano passado. As 16 mil vacinas que começaram a ser aplicadas agora são da nova cepa 2016. O órgão de governo recomenda um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.

O secretário municipal de Saúde, Leonardo Tangerino, afirmou à reportagem do Diário de Rio Verde que o ideal é um intervalo de 30 dias, e não apenas de 15. Ele explicou que, embora a campanha tenha previsão de término no dia 20, os membros dos grupos de maior risco em Rio Verde continuarão sendo atendidos após esta data até acabar a vacina. Para a semana que vem está prevista a chegada de um novo lote com 38.509 doses.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *