Rio Verde ganhou parques bonitos, mas ainda sofre com animais sem coleira

Irresponsabilidade: homem passeia com cães da raça pitbull sem coleira no Parque Zilda Arns, no bairro Veneza

Rio Verde é uma das maiores cidades de Goiás e tem investido em parques públicos e áreas verdes nos últimos anos. Esses espaços são ótimos para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores. Mas eles também escondem um perigo: cães perigosos soltos sem coleira ou focinheira.

Muitos donos de cães com grande poder de ataque, como pitbulls e rottweilers, levam seus animais para os parques sem nenhum controle. Eles não usam coleira, guia ou focinheira nos seus bichos. Isso pode causar ataques e mordidas contra crianças e pets de pequeno porte, como gatos e cachorros. As vítimas ficam feridas, assustadas e traumatizadas. Além disso, são comuns os relatos de cães destruindo lixeiras e fazendo cocô na grama ou até mesmo nas pistas de caminhada.

“Eu adoro ir ao Parque Zilda Arns com meu filho de 5 anos. Ele gosta muito de ver os animais silvestres e brincar na grama. Mas eu fico com muito medo quando vejo uns cães grandes soltos sem coleira ou focinheira. Eles ficam correndo atrás das pessoas e dos outros bichinhos. Um dia, um pitbull quase mordeu meu filho. Ele ficou apavorado e chorou muito. Eu tive que sair correndo com ele do parque. Eu acho um absurdo que os donos desses cães não tenham consciência do perigo que eles causam.” – Maria José, 32 anos, professora.

“Eu tenho um cachorrinho da raça poodle que é meu companheiro há 10 anos. Eu sempre levo ele para passear no Parque Ecológico com coleira e guia. Ele é muito dócil e brincalhão. Mas eu já presenciei vários ataques de cães perigosos soltos contra ele e contra outros pets de pequeno porte. Eu fico indignado com a falta de respeito dos donos desses cães. Eles não se importam” – João Carlos, 45 anos, comerciante.

“Eu moro perto do Parque Ecológico e gosto de ir lá com minha família. Mas eu fico incomodado com os donos de cães soltos que não respeitam os outros. Eles acham que seus cães são dóceis e que não vão fazer mal a ninguém. Mas eles não sabem como seus cães podem reagir diante de outras pessoas e animais. Eles não têm o direito de levar medo a quem quer aproveitar o parque em paz. Eu já vi crianças chorando e pets machucados por causa dos cães soltos. Isso é muito triste e revoltante. Eu acho que os donos desses cães deveriam ter mais responsabilidade e educação.” – José Antônio, 40 anos, engenheiro.

Por que não devemos andar com nosso cachorro sem guia ou coleira:

Ambiente urbano: Nas cidades, vivemos em um ambiente urbano. Isso significa que estamos sujeitos a encontrar automóveis o tempo todo, além de pessoas de bicicleta, skate, patins – todos esses em altas velocidades. Toda essa movimentação pode ser perigosa, já que ocorrem diversos estímulos ao mesmo tempo e qualquer momento de desatenção pode gerar um grande problema.

Barulhos e situações inesperadas: quando estamos na rua, infelizmente todo tipo de barulho e ação pode acontecer: buzinas altas, freadas bruscas, fogos de artifício, pessoas gritando, entre outros. Se algumas vezes esses estímulos assustam até mesmo a nós, imagine o que eles não podem provocar em um cão com uma audição extremamente aguçada e nem sempre tão bem socializado que possa estar acostumado a essas situações.

Falta de controle do animal: esse é um dos pontos fundamentais, pois por mais que tenhamos treinado um cão, por mais experiências que ele tenha tido na vida, não conseguimos prever suas reações em situações atípicas. O animal tem instintos e reações de medo que podem fugir do nosso controle e, em situações extremas, um comportamento diferente do comum pode ser expresso. O mais perigoso deles é se assustar e sair correndo em qualquer direção.

(Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/os-perigos-de-se-passear-com-o-cachorro-sem-guia)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *