Palestra avalia contexto político-econômico brasileiro e as implicações no agronegócio

Âncora do Mercado&Cia e consultora em documentários da HBO Americana no Brasil, Kellen Severo fará palestra no auditório principal do Centro Tecnológico da Comigo
Âncora do Mercado&Cia e consultora em documentários da HBO Americana no Brasil, Kellen Severo fará palestra no auditório principal do Centro Tecnológico da Comigo

Apresentadora e editora do Canal Rural, Kellen Severo vai orientar a necessidade de entender cenários para tomar decisões nos negócios rurais

 

Debater o contexto político-econômico e suas implicações para o agronegócio, além de traçar cenários e perspectivas. Este será o foco da palestra que será ministrada pela apresentadora e editoria-chefe do Mercado&Cia do Canal Rural, Kellen Severo, durante a TECNOSHOW COMIGO 2016. O debate vai ocorrer no dia 13 de abril, às 14 horas, no auditório principal do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde. Entre os assuntos a serem discutidos estão macroeconomia, projeções de safra, indicadores econômicos, projeções de fenômenos climáticos, entre outros.

Segundo a jornalista, a partir da leitura e do entendimento do cenário político e econômico atual é possível ter mais clareza para a tomada de decisões nos negócios. “As projeções de juros, câmbio, inflação, preços de commodities, condições climáticas e políticas de governos são de extrema importância para decisões que implicam, por exemplo, no adiamento ou antecipação da compra de insumos, da tomada de decisão por novos investimentos, da comercialização da safra entre outros”, enfatiza.

Avaliação

De acordo com ela, os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no início de março deste ano, revelaram que a agropecuária foi o único setor a crescer, em meio a uma das piores recessões vividas no Brasil em quase duas décadas. “Esse indicador é um sinal de que mesmo diante da fragilidade do sistema político e econômico, a demanda por alimentos é um dos fatores mais inelásticos que existem, o que nos dá garantia de sentir menos os efeitos da crise em comparação a outros setores como a indústria”, relata.

Para Kellen, é importante chamar atenção para a fragilidade também de algumas agroindústrias, pois o dado que revela o crescimento de 1,8% em 2015 para agropecuária expressa a situação da porteira para dentro. “A avaliação neste momento é que a velocidade das mudanças de cenários é uma das mais intensas que se te conhecimento. A valorização ou desvalorização do dólar, por exemplo, acontece de maneira intensa, já que vivemos um período de ampla especulação e tensão emocional que se expressa claramente no valor da moeda. O momento atual requer muita atenção, informação e acima de tudo gestão de custos. A diferença entre quem vai sobreviver ao cenário de crise e quem vai deixar de existir está basicamente na gestão, ou seja, como você gerencia a informação e toma decisão a partir delas”, acrescenta.

Perfil da palestrante

Kellen Severo é jornalista pós-graduada em Economia pela FIPE/USP. Consultora em documentários da HBO Americana no Brasil. Âncora de telejornal e editora-chefe do jornalístico Mercado&Cia no Canal Rural; jornalista especializada na cobertura de agronegócios e mercado financeiro. Tem experiência como repórter setorista de finanças na BMF&Bovespa;. Formada em Direito do Agronegócio pelo Insper. Mestranda na Faculdade Cásper Líbero. Editora do blogcanalrural.com.br/kellensevero. (Assessoria de Comunicação)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aviso legal: Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo apresentado neste site é protegido pelas leis de proteção aos direitos autorais e outros.