Cidade
Pela primeira vez no Brasil, rede 4G na faixa 700 MHz é ativada hoje em Rio Verde
Desligamento do sinal analógico de TV abriu espaço para serviços de banda larga 4G. Investimento da TIM foi de R$ 2,85 bilhões
A partir de hoje (15) os clientes TIM poderão usufruir a experiência proporcionada pela tecnologia 4G na faixa de 700 MHz, atualmente utilizada para transmissão de sinal analógico de TV. A ativação comercial da rede LTE da TIM em 700MHz aconteceu em Rio Verde, onde é realizado o projeto piloto de migração do sinal analógico para o digital de TV.
Com a implementação do LTE 700MHz, será possível oferecer a tecnologia LTE Advanced com Three Carrier Aggregation (3xCA) que permite a combinação das três frequências 4G (2,5GHz, 1.800MHz e 700MHz) disponíveis na cidade para oferecer uma experiência única de Ultra Mobile Broadband.
“A exploração da frequência de 700 MHz é estratégica para a ampliação e melhoria da cobertura da nossa rede 4G. Dessa forma, será possível alcançar um número maior de pessoas e oferecer aos nossos clientes mais qualidade de navegação na quarta geração”, afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.
A TIM adquiriu o direito de operar nessa frequência após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em janeiro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.
Rio Verde foi a primeira cidade da América do Sul a ter o sinal de TV analógico desligado, no dia 1.° de março deste ano. O desligamento foi um passo importante para a evolução da qualidade da Internet em todo o Brasil. Com a saída do sinal de transmissão de TV, o ‘espaço’ deixado nessa faixa de frequência será utilizado para oferecer serviços de banda larga 4G.