Desabastecimento
Procon Rio Verde coíbe preços abusivos
Órgão de proteção do consumidor endureceu fiscalização durante crise de abastecimento causada por greve de caminhoneiros
O Procon Rio Verde interditou cautelarmente nesta semana bombas de combustível do Auto Posto Zero Um, na BR 452, que estava vendendo gasolina comum a R$ 5,79 o litro.
O órgão tem atuado com rigor para coibir práticas abusivas contra o consumidor durante a crise de abastecimento causada pela greve dos caminhoneiros.
Um depósito de gás também foi autuado por vender o botijão de gás a R$ 90,00.
Tanto nos depósitos de gás quanto nos postos de combustível, os fiscais verificam o preço de compra para detectar eventuais abusos na margem de lucro das empresas.
Além das multas, os responsáveis estão sendo encaminhados para a Delegacia de Polícia e responderão por crime contra a economia popular.
“Se não tiverem comprado com preço alto, não justifica o aumento”, explica a coordenadora do Procon Rio Verde, Lúcia Michalczyk.
Segundo ela, o consumidor desempenha um papel importante na fiscalização, devendo solicitar a presença dos fiscais quando se sentir lesado.