Esporte
Escolinhas de iniciação revelam talentos para seleção e times de ponta
Ao invés de investir em futebol profissional, gestão municipal passou a apostar na formação de atletas nas categorias de base. Atualmente mais de 4 mil crianças e adolescentes participam do projeto em Rio Verde
Desde 2017 o foco dos investimentos da Prefeitura de Rio Verde no esporte passou a ser a formação de atletas nas categorias de base. E os frutos já começaram a ser colhidos com a convocação de pratas da casa para a seleção brasileira e contratos com times importantes.
O exemplo mais recente é Guilherme Cabral, de 16 anos, o Guilhermão. O gigante de 2,03 m está se despedindo de Rio Verde para morar em Taubaté (SP), onde vai jogar em uma das equipes mais tradicionais do handebol nacional e base da seleção brasileira. “Eu vim de um projeto de iniciação esportiva que foi muito bom pra mim, representando minha cidade em competições estaduais e nacionais.”
Outro caso de sucesso é o atleta Matheus Bastos, que também deu os primeiros passos no projeto de iniciação esportiva da Prefeitura de Rio Verde e participa de competições internacionais pela Seleção Brasileira de Handebol.
No ano passado, ele disputou o PAN Juvenil Masculino no Chile. No final de 2019, na cidade de Trindade, os atletas rio-verdenses fizeram história no Campeonato Goiano de Handebol sagrando-se campeões nas categorias Mirim Masculino, Infantil Masculino, Cadete Masculino, Adulto Feminino e Adulto Masculino.
“O sucesso desses atletas é um grande incentivo para a molecada que está começando a praticar esportes e reflete uma política bem sucedida de apoio ao esporte”, afirma o secretário municipal de Esportes, Fernando César Pazotti. “Sem dúvida é uma mudança de mentalidade implantada na gestão do dr Paulo do Vale”, destacou. Desde 2017, mais de 12 mil jovens já passaram pelo projeto, que oferece todas as modalidades esportivas.