Politica
Heuler x Lissauer: Briga de foice na base de Marconi
Arranca-toco de deputados tem lavação de roupa suja e deposição na Educação
O mais novo episódio da briga entre o deputado federal Heuler Cruvinel (PSD) e o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) com vistas à sucessão do prefeito Juraci Martins (PPS) em Rio Verde tem direito à lavação de roupa suja com o presidente da Agetop e demissão da subsecretária regional de Educação.
No cargo desde a ascensão de Juraci Martins à Prefeitura de Rio Verde, em 2009 –e prima da primeira-dama Clarice Martins — a professora Deusmaura Vieira foi exonerada da Subsecretaria de Educação pelo governador Marconi Perillo (PSDB) na quinta-feira (19).
A demissão atendeu pedido pessoal de Heuler a Marconi, que cobra do governador a deposição de nomes indicados por Lissauer e Juraci dos cargos de confiança do governo estadual em Rio Verde.
A ação é uma reprimenda à decisão de Juraci de demitir, numa canetada só, um bloco de mais de 100 servidores comissionados da Prefeitura ligados a Heuler.
A gota d’água no relacionamento foi a declaração de apoio feita por dois vereadores da base de Juraci no Legislativo à pré-candidatura a prefeito do ex-aliado dois meses atrás.
A dupla Heuler e Lissauer –que fez dobradinha pelo PSD nas eleições de 2014– ainda tentava manter as aparências em eventos que reuniam a base dos governos de Marconi e Juraci na cidade.
Estranha simbiose
Até então, o rompimento político vinha sendo levado em banho maria, com o prefeito fazendo vista grossa de auxiliares que apoiavam publicamente o projeto de Heuler em detrimento das pretensões de Lissauer.
Mesmo com a declaração de guerra, Juraci ainda mantém nos quadros da Prefeitura indicações e até parentes do seu desafeto no primeiro escalão da máquina.
Da mesma forma, os vereadores ligados a Heuler seguem garantindo a maioria necessária para a aprovação de projetos do Executivo.
Roupa suja
Em sabatina realizada esta semana com os pré-candidatos a prefeito de Rio Verde na Rádio Morada do Sol, Lissauer Vieira chamou de “incompetente” o presidente da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras), Jayme Rincón.
O gaúcho de 36 anos, que assumiu o mandato há um ano e três meses, aparentemente ressente-se de ter sido feito de bobo pelo experimentado chefe de obras do governo estadual.
No ano passado, após obter aval de Rincón, Lissauer Vieira fez uma via-crúcis pelas emissoras de rádio do Sudoeste Goiano para festejar que as máquinas finalmente iriam roncar na GO 174, que liga Rio Verde a Montividiu.
As obras, todavia, ficaram na conversa e o deputado precisou cortar um dobrado para justificar a situação aos produtores rurais da região e demais usuários da rodovia.
Depois disso, Lissauer reclamou seguidas vezes no plenário da Assembleia de que passara a ser ignorado nos órgãos do governo estadual.
Ato contínuo, o diretor da Agetop respondeu no mesmo tom e acusou o deputado de ter “começado mal” o projeto de concorrer à Prefeitura de Rio Verde.
Rincón ainda elogiou a postura de Heuler Cruvinel — que também anunciou sem sucesso as obras na GO 174 – por ser mais compreensivo em relação às dificuldades do governo de cumprir com a palavra.
Segundo o presidente da Agetop, a GO 174 é a “única” rodovia de responsabilidade do governo estadual na região que ainda não foi restaurada. A fala de Rincón ao programa do jornalista Costa Filho foi interpretada como um sinal de apoio de Marconi à pré-candidatura de Heuler e abandono de Lissauer.
Lucas
21 de maio de 2016 at 14:19
Tudo farinha do mesmo saco…. Esses dois não receberão os votos da minha família… quem apoia esse governador que só faz propagandas não merece nossos votos.
Junior
23 de maio de 2016 at 15:46
Ainda bem que temos outra opção! Se fosse só esses dois Rio Verde estaria num mato sem cachorro!
Luzia Alves
24 de maio de 2016 at 17:59
Até quando os interesses pessoais e políticos serão mais importantes que os interesses da comunidade? A subsecretaria Deusmaura Vieira Leão sempre foi muito competente, honesta e digna, além de ser uma excelente profissional, altamente qualificada para o cargo e fez um trabalho excepcional durante sua permanência na subsecretaria. E no meio desta disputa, quem sai perdendo são as crianças e os servidores das escolas estaduais que lutam para fazer e ter uma educação digna!
Parabéns Deusmaura pelo excelente trabalho na educação dos pequenos Rioverdenses! Que eles possam ter um mundo melhor!
MARIZIA
26 de maio de 2016 at 16:23
Pensei que Rio Verde tivesse deixado de ser provinciana.É triste pensar que ainda, prevalece os interesses pessoais em detrimento de uma sociedade. Vergonha Heuler.
Rafael
30 de maio de 2016 at 13:15
E o MP de Rio Verde fica apenas olhando a treta, ao invés de interferir e não deixar fazer lixo do dinheiro publico, forçar a investir em benefícios para a população. Mas o medo de bater de frente é grande, são poucos que tem coragem , quem dera tivéssemos um fernando krebs aqui na cidade.
enzo
22 de junho de 2016 at 22:30
quando a é briga de foice . fica favorável para os dois que estão brigando. mais nessa disputa onde o treinador marconi perilo tem seu aluno preferido. o que resta para o soldado RYAN LISSAUER VIEIRA. uma carta na manga. e saber usá-la.